Identidade Visual: Passo a passo para desenvolver

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Identidade Visual: Passo a passo para desenvolver

Identidade Visual: Passo a passo para desenvolver

A identidade visual é a união de tudo o que representa visualmente a sua marca. Diversos elementos formam a identidade visual, do qual são formados pela união de formas, cores, estilos e fontes.

Quando pensamos em fortalecer nossa empresa no mundo digital, não tem como abrir mão de uma boa identidade visual, pois é ele que vai fazer com que seu cliente sinta confiança e tenha empatia pela sua empresa digital. Muitas empresas não dão muito valor para a identidade visual, e esse é o primeiro passo para perder clientes no mundo digital.

Saiba a diferença entre identidade visual, marca e Branding

Identidade visual envolve todos os fatores que representam a parte visual da empresa, como o próprio nome já fala, está relacionado as harmonias de cores, fontes, logomarca entre outros.

Marca é uma das etapas da identidade visual e do Branding, ele é representado pelo logotipo da sua empresa. É extremamente importante o logotipo estar alinhado com o que sua empresa queria representar no mercado, pois ele pode passar uma impressão de empresa seria, ou mais despojada, enfim, ela que vai comandar como você gostaria de ser visto pelo cliente.

O Branding envolve não somente a criação na pratica de toda a parte identidade visual, mas também todo o estudo teórico do porque desse desenvolvimento. No Branding é levado em consideração todo o conhecimento que envolve o desenvolvimento da identidade visual da empresa e todos os tipos de aplicações, como faixada, uniforme e papelaria.

O que forma a identidade visual?

A identidade visual consiste na união de diversos elementos visuais que formam o perfil visual da empresa, como:

  • Logomarca
  • Paleta de cores
  • Fonte
  • Designer do website
  • Designer das mídias socias

Agora é muito interessante entender melhor cada um desses elementos e saber quando e como usar cada um deles na identidade visual

Logomarca

Talvez o elemento mais famoso da identidade visual, a logomarca é fundamental para passar a primeira impressão sobre como funciona sua empresa, vamos pensar em alguns casos.

No caso em que a pessoa física é a própria empresa, como por exemplo médicos, arquitetos e advogados, é muito comum criar a logomarca com o próprio nome, estilo assinatura mesmo, junto com um símbolo minimalista. Já para empresas, a grande sacada é criar logomarca simples que fixam na mente dos clientes. Atualmente diversas empresas vem passando por uma reformulação na sua identidade visual para adaptar a nova tendencia, vamos citar alguns cases bem famosos como por exemplo o Mc Donald´s que agora está usando o Meque, a Ponto frio que agora é Ponto ou até mesmo a Magazine Luiza que virou a Magalu. O minimalismo vem ganhando força pois facilita a pronuncia e é mais fácil de ficar no inocente das pessoas.

Cores

Pensar na cor da sua identidade vai muito além da logomarca, pois tem que ser levado em consideração todo o restante da solução da sua identidade visual, afinal seu website tem que possuir as mesmas cores do seu logo, ou pelo menos ter uma harmonia entre eles, assim como uniforme e toda papelaria da sua empresa.

E como definir a melhor cor para a identidade?
A cor está muito ligada, em sua maioria, ao segmento ou ao que sua empresa representa, vamos dar alguns exemplos do que pode e o que não pode em alguns segmentos:

Área médica – a cor vermelha não é recomendada usar na área medica, pois pode ser associado ao sangue. Geralmente as cores mais indicadas são a menos “agressivas”, como azul ou verde.

Clínicas Luxuosas – O glamour está ligado a cor dourada, prata e cobre. A união com cores solidas e mais escuras favorecem também.

Meio ambiente – Empresas ligadas ao meio ambiente devem usar o verde e suas variações como cores predominantes. Não se deve usar cores escuras, pois pode remeter a poluição.

Criança ou nenês – Cores como rosa claro ou azul bebe são as mais indicadas, elas transmitem uma sensação de aconchego a sua identidade visual.

Diversos são os cases e cada um tem a sua particularidade, o mais indicado é sempre procurar um profissional da área para o desenvolvimento da sua identidade visual.

Fonte

A fonte usada na sua identidade visual mostra muito da personalidade da sua empresa, vamos citar alguns modelos e como usar.

Fontes manuscritas são utilizadas, na maioria do caso, em assinaturas, como médicos ou advogados por exemplo, são fontes serias. Já fontes balão transmitem leveza e felicidade a sua identidade visual, seria muito interessante para empresas de eventos ou crianças.

Você pode consultar as fontes em sites como dafont.com (https://www.dafont.com/pt/) ou no google fonts (https://fonts.google.com/) e ver qual melhor atende o perfil que sua empresa queira passar.

Design do website e mídias sociais

O desenvolvimento da plataforma de website e/ou das mídias sociais tem que possuir uma sintonia e harmonia com a solução desenvolvida para o Logotipo. Nesse momento as cores e fontes devem possuir um equilíbrio para unificar a ideia e passar um profissionalismo da sua empresa.

Conclusão

A construção de uma identidade visual é um aspecto fundamental para a evolução de qualquer negócio. É importante que todos conheçam e se identifiquem com o seu negócio. Assim, ficará mais natural para que as pessoas se lembrem da sua marca.

No entanto, o processo de criação de identidade visual não pode ser “solto”, ele deve seguir um planejamento e sempre se basear em estudos e conhecimento acerca do público de sua empresa.

Além disso, a identidade visual não pode ser uma movimentação de sua empresa que não evolui com o tempo. À medida que as características de seu público e de seu mercado se transformam, a identidade visual também deve evoluir. Ainda tem duvidas sobre a identidade visual e qual a melhor solução para sua empresa? Entre com contato com a agência Goognet que iremos ter o maior prazer em te ajudar.