Desenvolvimento do Website: Tudo o que seu website precisa

WhatsApp
Desenvolvimento do Website: Tudo o que seu website precisa

Desenvolvimento do Website: Tudo o que seu website precisa

Quando o empresário pensa em introduzir sua empresa no mundo digital o primeiro passo que vem na cabeça é o desenvolvimento do website para sua empresa. Não existem mais a opção de uma empresa bem sucedida não possuir um website, mas também não basta possuir um website qualquer. O desenvolvimento do website, assim como tudo o que envolve tecnologia, evolui de maneira rápida e acabada sendo o diferencia perante aos seus concorrentes.

Então, como deve ser o desenvolvimento do website para conseguirse diferenciar dos concorrentes?

Para responder essa pergunta temos que dividir o desenvolvimento do website em duas partes, primeiro o desenvolvimento do website na parte estética, ou seja, literalmente o que enxergamos quando abrimos um website, e a segunda parte na tecnologia de desenvolvimento do website.

Primero Parte: Estética do Website

A parte mais conhecida quando falamos em desenvolvimento do website. A estética do site com certeza é algo muito particular, afinal gosto é algo que não se discute, mas existem sim condições e técnicas que devem ser aplicadas na estética do desenvolvimento do website independente do gosto de cada pessoa.

Dividindo a estética em categoria, podemos destacar como os principais pontos as cores, escritas e estrutura do layout

Cores no desenvolvimento do website

Talvez a condição mais particular dos três citados, afinal uma pessoa pode gostar do azul e a outra do preto, não existe discussão, mas existem sim algumas dicas referentes a isso.

As cores devem sempre ser harmonia ao do Logotipo, isso é extremamente importante, pois o logotipo carrega a característica da sua empresa. Se seu logotipo possui cores dourada ou prata por exemplo, não se deve usar jamais cores como o candy color, fica algo sem critério e a empresa perde seu perfil. Portanto o primeiro passo é respeita o que foi pensado no logotipo.

Uma parte que muitas pessoas erram na escolha das cores do desenvolvimento do website é quando seu logotipo tem uma cor muito marcante, como cores fluorescentes por exemplo. Essas cores cansam quando são usadas de forma exagerada, portanto nesse caso o indicado é utilizar somente em partes de destaques mesmo, fazendo assim com que seu website fica confortável de se ver e com destaques bem marcante.

Escrita no desenvolvimento do website

Ligado diretamente o seu publico algo e ao seu segmento. A parte escrita no desenvolvimento do website tem um papel fundamental em definir se seu cliente vai seguir no seu website ou se vai sair.

A linguagem tem que ser compatível ao que seu produto ou serviço oferece, por exemplo, se você possui um site de advogado, jamais se deve usar gírias ou falas despojadas no desenvolvimento do website, pois se trata de website sério, onde os clientes buscam credibilidade. Já para o desenvolvimento do website de uma empresa de eventos ou no ramo digital, o linguajar mais “relaxado” ou intimo são mais bem aceitos, pois passa uma aproximação com o cliente e uma sensação de uma empresa moderna.

Estrutura do Layout no desenvolvimento do website

Tempo e paciência é algo que falta em quase todos os usuários que buscam algo na internet, portanto essa etapa no desenvolvimento do website é extremamente importante para definir o futuro do seu cliente dentro do seu website.

A estrutura do layout consiste na organização estrutural do website, onde é definido a ordem das informações que irão aparecer no website.

A ordem do que deve aparecer no seu website, quando o cliente desce a página do website, está ligado ao o que ele quer buscar dentro do website, portanto vá direto ao assunto. Muitas empresas estão abolindo o famoso “missão” e “visão” no desenvolvimento do website, pois essas informações, na grande maioria dos casos, não agregam nada ao cliente, e deixam o website longo e cansativo. Portanto a melhor solução é entender o porque seu cliente irá entrar no seu website, e o que ele geralmente busca lá dentro.

Além das informações bem claras, como citado, outro fator determinante no desenvolvimento do website é a facilidade de o usuário entrar em contato com a empresa. Isso está diretamente ligado aos botões de ação dentro do website, como por exemplo botão do WhatsApp, telefone com links e formulário de e-mail

Segunda Parte: Programação do Website

Mas site não é tudo igual?

Essa segunda parte do desenvolvimento do website certamente é onde ocorre a grande falha dos websites das empresas, justamente pelo pensamento da pergunta levantada. Respondendo à pergunta, NÃO, site não é tudo igual, e a programação por trás dele é o principal critério de diferenciação.

Podemos dividir em dois grandes grupos a tecnologia envolvida no desenvolvimento do website.

Website Pré-moldado

Esse tipo de website é bem conhecido pelo publico que não domina a área de programação, mas quer se aventurar em desenvolver seu próprio website.

Existem diversas plataformas que fornecem o serviço de criação de website com o famoso “arraste e cola”, ou seja, a programação já está feita e somente é necessário organizar o layout e formar seu website, sites como wix.com.br, duda.co e o Elementor quando usado no WordPress, são os mais famosos no segmento.

A facilidade do desenvolvimento do website por essas plataformastraz consigo alguns problemas e limitações, como por exemplo um tempo maior de carregamento da pagina e limitação no ranqueamento orgânico, o famoso SEO.

Website Programado

Liberdade total de criar como quiser seu site, tanto em efeitos, links, técnicas SEO e qualquer outra coisa que queira dentro do desenvolvimento do website.

A programação de um website necessita de um vasto conhecimento de algumas linguagens de programação, como o HTML5, PHP, Javascript, CSS3 e outros

O desenvolvimento do website 100% programado é muito usado para a criação de websites SEO, onde a principal finalidade é o ranqueamento orgânico no Google, ou seja, ranquear o site sem custo nenhum. A possibilidade da criação de Blogs também é uma estratégica muito forte para o ranqueamento SEO, pois através dele é gerado bastante conteúdo, o que facilidade a busca do Google dentro do seu website.

Outro benefício do website programado está na velocidade de abertura. Esse é um fator muito relevante na experiência do usuário dentro do seu site, pois se demorar para abrir o usuário simplesmente fecha o site e busca por outro.

Conclusão

Website é a principal base digital da sua empresa, é por onde seus clientes vão te encontrar e entender o que você faz. Não importa o tamanho da sua empresa, o desenvolvimento do website tem o benefício de você conseguir passar a impressão que você quiser, desde que bem elabora e usando uma boa tecnologia.